▶️ NF-e Arquivo XML
▶️

NF-e Arquivo XML

v1.0.0 review Spec

Owner: Time Fiscal · Atualizado: 12/11/2025

Caminho no sistema: Módulo Fiscal > Arquivos > Configuração de Importação > NF-e Arquivo XML

Tela geral da rotina de Configuração de Importação no Domínio.

1. Visão geral

A rotina de Configuração de Importação define como o Domínio irá interpretar os arquivos XML de NF-e recebidos. É aqui que se alinha o XML gerado pelo Esteira Contador com os parâmetros fiscais do Domínio: CFOPs, acumuladores, produtos e tipos de item.

O Esteira Contador aplica regras fiscais sobre o XML original, filtrando e categorizando os produtos para que cada grupo seja emitido em um CFOP específico. Na sequência, o Domínio utiliza a Configuração de Importação para:

Interpretar o CFOP presente no XML;

Transformar esse CFOP no CFOP de entrada correto dentro do Domínio;

Direcionar o lançamento ao acumulador, grupo e tipo de item adequados;

Automatizar a criação e configuração de produtos ainda não cadastrados.

2. Aba Geral

Aba Geral da Configuração de Importação.

A aba Geral centraliza parâmetros básicos da rotina de importação do XML de NF-e. Nela são definidos ajustes iniciais que impactam todas as demais abas. (Detalhe os campos conforme a configuração específica da sua base.)

3. Aba Entradas > Geral > Opções

Aba Entradas > Geral > Opções.

Nesta aba são configuradas opções gerais específicas para a importação das entradas, tais como parâmetros padrão aplicados a todos os documentos que entram pelo XML. (Inclua observações adicionais, se houver regras locais na empresa.)

4. Aba Entradas > Geral > Opções II

Aba Entradas > Geral > Opções II.

A aba Opções II complementa as definições da aba anterior, permitindo ajustes adicionais para a rotina de entradas via XML. Utilize-a para refinar comportamentos específicos conforme a necessidade da empresa.

5. Aba Entradas > CFOPs

Aba Entradas > CFOPs – relacionamento entre CFOPs do XML e CFOPs de entrada.

Nesta aba é definido o relacionamento de CFOPs: para cada CFOP presente na NF de venda (constante no XML gerado pelo Esteira Contador), você informa qual será o CFOP correto do lançamento de entrada dentro do Domínio.

O fluxo funciona, em resumo, da seguinte forma:

O Esteira Contador filtra e categoriza os produtos da nota, de modo que cada grupo seja gerado em um CFOP específico.

No Domínio, a aba Entradas > CFOPs traduz o CFOP do XML para o CFOP de entrada que será efetivamente utilizado na escrituração.

Exemplo prático: insumos

Considere o caso dos insumos:

No Esteira, é criada uma regra para identificar produtos que são classificados como Insumos, e esses itens passam a ser gerados com o CFOP 5.102 no XML de saída.

No Domínio, na aba Entradas > CFOPs, você configura que sempre que for importado um XML com CFOP 5.102, o sistema irá registrar essa entrada com o CFOP 1.126.

Dessa forma, há um alinhamento completo entre:

a regra definida no Esteira Contador;

a geração do XML com o CFOP adequado;

e a forma como o Domínio importa esse documento.

O resultado é que todos os produtos classificados como insumos seguem sempre o mesmo fluxo e são importados de maneira uniforme.

6. Aba Entradas > Acumuladores

Aba Entradas > Acumuladores.

Nesta aba é configurado para qual acumulador cada CFOP de entrada será direcionado. Assim, os valores das notas importadas são somados corretamente nos acumuladores fiscais e contábeis.

Exemplo de fluxo completo:

O Domínio recebe o XML gerado pelo Esteira, com o CFOP 5.102.

Pela configuração da aba CFOPs, o sistema sabe que, ao receber o CFOP 5.102, o lançamento de entrada deve usar o CFOP 1.126.

Na aba Entradas > Acumuladores, você relaciona o CFOP 1.126 ao acumulador desejado, por exemplo 1126 – Compra para utilização na prestação de serviços.

Com isso, além de importar com o CFOP correto, os valores já são direcionados ao acumulador adequado para fins de apuração e relatórios.

7. Aba Entradas > Produtos > Opções

Aba Entradas > Produtos > Opções.

Nesta aba ficam as configurações padrão relacionadas aos produtos durante a importação de XML. Em geral, recomenda-se manter a configuração base conforme descrito abaixo, salvo quando houver processos muito específicos na empresa.

Principais campos

Campo a ser considerado do produto: Definido como Identificador. Isso permite importar o produto diretamente pelo código/identificador vindo do XML, sem necessidade de relacioná-lo manualmente na importação.

Quando o produto a ser importado não estiver cadastrado: Opção: Cadastrar novo automaticamente. Assim, se o XML trouxer, por exemplo, um produto com código 1000, e esse código ainda não existir na base do Domínio, o sistema criará automaticamente o cadastro desse produto com o identificador informado no XML.

Quando o produto a ser importado estiver cadastrado em duplicidade: Opção: Utilizar produto de maior código. Embora não seja o núcleo da automação, essa configuração ajuda a reduzir problemas em bases que possuem cadastros duplicados, adotando sempre o código mais alto como padrão.

Produtos para notas segmentadas: Opção: Ratear entre os segmentos. Com isso, valores de notas segmentadas são distribuídos proporcionalmente entre os segmentos cadastrados.

Grupo para Cadastros Novos: Define para qual grupo de produtos os novos cadastros criados automaticamente serão atribuídos. Recomenda-se utilizar um grupo que a empresa não use no dia a dia, permitindo identificar rapidamente todos os produtos recém-criados e, posteriormente, reclassificá-los para os grupos definitivos (por meio de utilitário ou revisão manual).

8. Aba Entradas > Produtos > Tipo do Item

Aba Entradas > Produtos > Tipo do Item.

Nesta tela é possível automatizar a definição do tipo de item vinculado aos produtos que entram pela importação. Isso significa que, quando o produto é criado na base de cadastros, ele já pode ser associado ao tipo de item correto de forma automática, reduzindo trabalho manual e inconsistências.

9. Aba Entradas > Cancelamento

Aba Entradas > Cancelamento.

Esta aba trata da importação de XML de eventos de cancelamento. Aqui você configura como o Domínio irá reconhecer e lançar os documentos que chegam como eventos de cancelamento, garantindo que as notas sejam estornadas de forma adequada na escrituração.